experiences

praia do forte-ba

gallery/img-20180430-wa0023

Saídas em frente a lagoa Timeantube |Tivoli Ecoresort seguindo em direção ao instituto Baleia Jubarte, espaço único, informativo e interativo. 

 

Assim é o Espaço Baleia Jubarte, localizado na Praia do Forte/BA. Inaugurado em 2006, o Espaço tem uma área total de 3500 m2 e conta com um anfiteatro coberto, com capacidade para até 70 pessoas sentadas, equipado com um moderno sistema de som e imagem, além de terminais interativos. 

 

É lá que turistas de todo o mundo conhecem um pouco mais sobre a baleia-jubarte e que a comunidade participa de ações educativas. Há também painéis informativos e réplicas em escala com informações sobre diversas espécies como a baleia-azul, a baleia-minke e franca. 

 

Destaque para as réplicas em tamanho natural, que impressionam os visitantes e mostram alguns dos comportamentos típicos da espécie como a ‘espiadinha’ na superfície, o repouso e as brincadeiras com a nadadeira peitoral. Chama a atenção também o esqueleto real de uma baleia jubarte, de 13 metros de comprimento, logo na entrada, ponto preferido para fotos. 

 

O local é também o ponto de partida dos cruzeiros de observação de baleias de julho a outubro, quando os turistas assistem a uma palestra informativa antes de embarcar. Com isso, busca-se incentivar e monitorar o turismo de observação estabelecendo parcerias com as operadoras locais para orientação sobre as normas de avistagem e sensibilização do turista. 

 

O Espaço EcoArte é uma atração à parte, uma vez que é todo feito a partir de técnicas de bioconstrução, utilizando pedras, eucalipto, bambu, garrafas de vidro usadas, terra, cal, coco, piaçava, entre outros materiais. Além disso, os banheiros do espaço possuem piso de azulejo hidráulico reciclado, luminárias de caixas de ovos e tábuas de maçaranduba proveniente de demolição. Isso sem dizer do teto verde e das paredes de adobe. 

 

Tour panorâmico pela Charmosa Vila dos Pescadores; interação com a comunidade local, sua cultura e costumes; tendo oportunidade de vivenciar em datas festivas e religiosas. 

 

Visita a Casa de Farinha 

 

Dificuldade de pedal: Fácil | rota 5,8 km| 40m de elevação

Idade recomendável: a partir dos 12 anos acompanhado por adulto responsável 

Tipo de terreno: calçada + piso intertravado. 

Equipamento incluído: bikes de passeio com marcha, capacete. 

Melhor época: o ano todo (exceto dias chuvosos) 

Duração do tour: aprox. 01H30 horas com paradas para fotos; contemplação da natureza, podendo variar conforme ritmo do ciclista

Capacidade de carga passeios: maximo 10 pax´s por saída | ciclo-guia

 

A bike experience é feita por ciclovias, sem fluxo de carros; pequenos trechos de travessia por ruas. 

 

praia do forte dia & noite